Condições de trabalho, saúde e a carreira de policiais e bombeiros militares que atuam na linha de frente no combate à violência em todo país e o atual modelo de segurança pública brasileiro são temas em debate no maior encontro nacional de representantes da categoria, o 13º Enerp – Encontro Nacional de Entidades Representantes de Praças. O evento ocorre de quarta, 8, a sexta-feira, 10, no hotel Maria do Mar – no bairro João Paulo, em Florianópolis, e reunirá autoridades da área e representantes de diversos estados, como a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – de São Paulo, Samira Bueno; o deputado federal de Minas Gerais, Subtenente Gonzaga; e o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Cesar Grubba.

A abertura será na quarta-feira, 8, às 19h. O evento é realizado anualmente pela Associação Nacional de Praças (Anaspra), e está sendo sediado em Florianópolis por meio da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc). Serão três dias de debate com o tema central “A condição do praça policial e bombeiro militar no atual modelo de Segurança Pública: o que mudar?”, que será abordado em 4 painéis: Os militares e as Reformas, Saúde física e psicológica de Policias e Bombeiros, Acesso Único nas Instituições Militares e Violência contra mulher nas instituições de Segurança Pública.

 

Morte de policiais e condições de saúde
Profissionais que trabalham para garantir a segurança nas ruas de todo o país também são vítimas do aumento nos índices de violência. Já são 481 policiais civis e militares assassinados até outubro deste ano, sendo 271 somente no Rio de Janeiro (dados da Ordem dos Policiais do Brasil). Em 2016, foram 437 – segundo os dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Com o crescimento da violência, também aumentam o estado de tensão, o desgaste físico e emocional desses profissionais. Para se ter ideia, no período de 2014-2016 estiveram em licença para tratamento de saúde 4.392 policiais militares e bombeiros militares de Santa Catarina, conforme dados da DSPS/PMSC.
Este tema será abordado a partir da 10h30, na quinta-feira, 9, com a participação de praças que trabalham na área de psicologia da Polícia Militar de Santa Catarina, além do vice-presidente da Anaspra, subtenente Héder Martins de Oliveira.

 

Violência contra mulher nas Instituições de Segurança Pública
A violência e o assédio contra mulher, em especial nas instituições de segurança pública, será o tema abordado no painel do dia 9, quinta-feira, às 17h, e contará com a presença de mulheres praças de Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Pernambuco.

Pesquisa realizada pelo FBSP com 13 mil policiais e agentes de segurança pública de todo o país aponta que 47,8% já vivenciaram pessoalmente, em seu ambiente de trabalho, comentários inapropriados ou sexuais sobre a sua aparência física, sobre diferenças cognitivas entre homens e mulheres ou outras piadas de caráter sexual. A pesquisa aborda as questões de discriminação e violência de gênero, carreira e mecanismos de proteção contra essa violência e será apresentada pela diretora do FBSP, Samira Bueno.

Acesso único
Na quinta-feira, 9, a partir das 14 h, o encontro vai debater um assunto caro aos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros: o acesso único nas instituições militares. Vão debater o tópico o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e o presidente da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Norte (ABM-RN), Dalchem Viana. Consultor em segurança pública, o coronel Robson Rodrigues da Silva, ex-chefe do Estado Maior Geral e ex-coordenador-geral das UPPs da PMERJ, também participa desse painel.

Gonzaga é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 273/2016, que cria o acesso único à todas as carreiras de segurança pública por meio da alteração do artigo 144 da Constituição Federal. Já o bombeiro militar Dalchem é autor da monografia “Adoção da Carreira Única: viabilidade de adoção e impactos em mudanças estruturais na Segurança Pública do RN”.

Facebook: @anasprabrasil e @aprasc

contatos para imprensa:
Sandra Domit – 48 99180.5816
Patricia Krieger – 48 988178777
e-mail: enerpsc@gmail.com

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>