Historiador e especialista na área de direitos humanos, já foi secretário nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça. Atualmente é secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás.
Elisandro Lotin

Presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) na gestão 2014/2017. Também ocupa o cargo de diretor de Relações Públicas da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), entidade da qual já foi presidente. Atualmente é conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Pós-graduando em Especialização em Ciências Criminais e Segurança Pública – ACE/FGG e mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Univali.

 

Robson Rodrigues da Silva
Cel PM RR PMERJ, Ex-Coordenador Geral das UPPs, Ex-Chefe do Estado Maior Geral da PMERJ, Bacharel em Direito, pela UERJ, Mestre em Antropologia, pela UFF, Doutorando em Ciencias Sociais pela UERJ e Pesquisador do Laboratório de Análise da Violência – LAV/UERJ.
Anderson Duarte Barboza
 
1º Tenente da Polícia Militar do Ceará, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), Especialista em Gestão Pública (Universidade Estadual do Ceará – UECE) e em Segurança Pública (Universidade Estácio de Sá),  Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF), blogueiro e autor do blog “Policial Pensador”.
Alexandre Silva Brandão
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,  Foi assessor de imprensa da APRASC e do mandato do ex-deputado estadual Sargento Soares, tem experiência em jornalismo sindical e jornalismo público, além prestar assessoria para diversos órgãos sindicais de Santa Catarina, como Sintufsc, Sinte, Sindsaúde e Sindaspi. Atualmente é jornalista concursado da Câmara Municipal de Limeira (SP) e assessor de imprensa da ANASPRA.
Svetlana Barbosa da Silva 

Policial militar no posto de 1º sargento, Presidente da ASIMUSEP, Membro do Conselho estadual da Mulher.

 Amauri Soares

Sargento PM RR, Bacharel em Ciências Sociais, na área de Sociologia Política, Foi o 1º Presidente da Aprasc e Deputado Estadual entre 2007 e 2014. Natural de Imbuia, no Alto Vale do Itajaí. Filho de agricultores pobres e agricultor até os 19 anos de idade. Entrou na PM em fevereiro de 1986, na cidade de Rio do Sul. Fez curso de Cabos em 1987, em Florianópolis (4º Batalhão) e curso de Sargento em 1989-90, no CEPM, Florianópolis.

 

Heder Martins de Oliveira

Subtenente RR da Polícia Militar de Minas Gerais, 1º Vice-Presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Praças – ANASPRA, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Subtenente Gonzaga, Conselheiro Nacional de Segurança Pública (2010 – 2012), Diretor Jurídico da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais – ASPRA/PM/BM, Integrante da Rede Desarma Brasil, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, membro Organizador da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG (2008), Especialista em Segurança Pública e Justiça Criminal – Escola de Governo da Fundação João Pinheiro – EG/FJP, Especialista em Democracia Participativa e Movimentos Sociais –  Departamento de Ciência Política – UFMG e Bacharel em Direito – Universidade de Itaúna-MG.

 

Subtenente Gonzaga

Luiz Gonzaga Ribeiro, também conhecido como deputado Subtenente Gonzaga, foi eleito Deputado Federal pelo PDT/MG em 2014 com 93.997. Começou sua vida de dirigente classista em 1989 e foi diretor da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) por 20 anos e 4 vezes presidente. Participou da fundação da Anaspra em 1997. Também foi conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) em 2009/2010. Na Câmara, integra a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, é relator da Comissão Especial PL 7223/06 que analisa o Regime Penitenciário de Segurança Máxima e é membro da Comissão Especial PL 8045/10 – Código de Processo Penal.

 

Samira Bueno

Diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisadora associada do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da FGV-EAESP. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo FGV-EAESP, doutorado (em andamento) em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com período sanduíche no Centre of Latin American Studies da University of Cambridge. 

 

Dalchem Viana do Nascimento Ferreira

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (2013), especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017),  membro da comissão para atualização das legislações da PMRN e do CBMRN, presidente em segundo mandato da Associação dos Bombeiros Militares do RN, representante do Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de contabilidade pública e segurança pública, atuando principalmente nos
seguintes temas: Reformas estruturais na segurança pública, estrutura das carreiras em órgãos quecompõem a segurança pública, coalisões que compõem o sistema de segurança pública e modelos de policiamento.

 

Lúcia Helena Salgueiro

Capitã Lúcia Helena tem 13 anos de serviços prestados à Corporação Policial Militar. Passou por todas as unidades operacionais da Capital e sua RMR, e atuou por 5 anos e 8 meses no Batalhão de Polícia de Choque. Hoje está lotada na Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da Polícia Militar de Pernambuco, onde coordena o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional da PMPE e a Patrulha Maria da Penha.  Psicóloga,  atua como voluntária na Comissão de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Regional de Psicologia. Tem habilitação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se comunicar com pessoas surdas e é instrutora conteudista da Disciplina Diversidade Étnico Sócio Cultural ministrada no Curso de Formação e Habilitação de Praças Policiais Militares. Integra o Fórum Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa – Fórum Diálogos e é conselheira suplente do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Representando a Secretaria de Defesa Social, a Capitã Lúcia Helena participa do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, do Fórum de Gestores para Promoção da Igualdade Racial e da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher do Pacto Pela Vida, que reúne uma rede de instituições e serviços de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar.

 

Everson Henning

Cabo da Polícia Militar de Santa Catarina, coordenador de Imprensa da Aprasc desde 2007, mestre em Sociologia Política – Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Segurança Pública e Cidadania – Uniasselvi, graduado em Comunicação Social/Jornalismo – IELUSC.
Diego Remor Moreira Francisco 

Bacharel em Segurança Pública pela UNIVALI – 2007, curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar pela PMSC – 2007, graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – 2014, graduando da 9º Fase do Curso de Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC, pós-graduação – Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Estácio de Sá – 2013, pós-graduação – Administração Pública com foco em Segurança Pública Universidade do Estado de Santa Catarina – 2017, cursando Pós-Graduação em Psicodrama – Locus e curso de Gerenciamento de Estresse Ocupacional, Prática Avançada de Gerenciamento de Estresse Ocupacional e Curso de Gerencimento de Estresse em Eventos.

 

 Gustavo Klauberg Pereira

Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia pela mesma universidade e em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Realiza pesquisas científicas com militares das forças armadas e forças auxiliares sobre riscos e impactos psicossociais de militares expostos a ambientes extremos (Antártica) e fatores epidemiológicos de saúde de policiais militares e bombeiros militares. É coordenador estadual de pesquisa em Psicologia pela Diretoria de Saúde e Promoção Social da PMSC e psicólogo da 11ª Região de Polícia Militar.

Tatiana Kinoshita

Jornalista, empresária, paulistana. Mora em Florianópolis há 17 anos. Iniciou a carreira no Jornal da Tarde em São Paulo. Trabalhou no Diário Catarinense, O Estado, jornal O Povo (Ceará por seis meses) Repórter de TV por 9 anos na TvAl onde ganhou alguns prêmios como Fiesc, Fatma, Unimed. Há seis anos, se especializou em web vídeo para marketing digital e fundou a 1Click Comunicação, agência de notícias que utiliza web vídeo nas redes sociais.